PUB

Fact-Checks

Todas as análises ao sangue têm de ser feitas em jejum?

10 Jun 2024 - 08:30
falso

Todas as análises ao sangue têm de ser feitas em jejum?

Pedir ao doente que fique um determinado número de horas de jejum antes de fazer análises ao sangue é uma prática recomendada, muitas vezes, pelos médicos, a fim de se obter resultados mais precisos. Mas será que todas as análises ao sangue têm de ser feitas em jejum?

Análises ao sangue têm de ser sempre feitas em jejum?

Não, nem todas as análises têm de ser feitas em jejum. A necessidade de ficar sem comer durante algumas horas antes das análises varia consoante o tipo de exame, explica o especialista em Medicina Geral e Familiar João Ramos, em declarações ao Viral.

Por exemplo, diz o médico, “no exame de glicemia em jejum”, que serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea, é pedido ao doente que fique sem comer nas dez a 12 horas anteriores à colheita de sangue.

Já o exame da “hemoglobina glicada”, que mede os níveis médios de glicose no sangue durante os últimos 2 a 3 meses, “não tem que ser feito em jejum”. Esta ideia é também defendida numa secção de perguntas e respostas da faculdade de Medicina da Universidade de Harvard.

Segundo João Ramos, o jejum é também geralmente recomendado quando se mede o “metabolismo dos lípidos” (ou seja, o colesterol e os triglicerídeos) e o “metabolismo do ferro”.

Nos restantes casos, regra geral, não é necessário um jejum prolongado antes de fazer análises. No entanto, é recomendado que os doentes sigam as orientações do laboratório e do médico que prescreveu os exames.

João Ramos lembra ainda que, nos casos em que é recomendado jejum, os doentes não devem comer, mas podem continuar a beber água.

LER MAIS ARTIGOS DO VIRAL:

PUB
PUB
falso

Categorias:

Alimentação

10 Jun 2024 - 08:30

Partilhar:

PUB